O que é lauda?
top of page
  • Foto do escritorHellen M. Amorim

O que é lauda?

Atualizado: 22 de fev.

Explore as minúcias da unidade de medida mais democrática do mercado de escrita


 


✦✦✦


Introdução


Olhe ao seu redor e pergunte-se: quais das coisas que você vê estão vinculadas a uma unidade de medida?


“Todas?”, você responde, com certa insegurança.

Um escritório mostrando um armário de livros, mesa, cadeira, lixeira, notebook, papéis, lâmpadas, janelas

E, de fato, você está certo! Todas! Não há nada no mundo que não possa ser medido. Aqui, comigo, tenho um notebook, alguns livros, algumas pastas, um estojo cheio de canetas, uma garrafa d’água e um celular. Tudo tem uma massa e um comprimento, a água tem um volume e o celular me diz o tempo e a temperatura ambiente.


As unidades de medidas existem para quantificar determinada propriedade de um objeto. A padronização que elas fornecem facilitam a comunicação e a compreensão entre as pessoas, sobretudo em termos de trocas. Imagine, como a transportadora calcularia o frete se não soubesse as massas e os comprimentos dos dez livros que você comprou online? Uma referência robusta é necessária.


No nosso caso, que envolve serviços de escritas voltados a manuscritos extensos, adotamos a lauda como tal parâmetro. Ela é a unidade de medida mais democrática do mercado de escrita.


✦✦✦


1 O que é lauda?


Se cada objeto pode ser mensurado a partir de certa qualidade, adota-se a extensão de um texto como a medida quantificadora do mercado de escrita. A unidade de medida que a contempla é a lauda. Dessa forma, pode-se conceituá-la da seguinte forma:


A lauda é uma unidade de medida usada para calcular a quantidade de texto de um documento a partir do número de caracteres com espaços.

O tamanho de uma lauda, por sua vez, varia de editora para editora, de jornal para jornal, de prestador de serviço para prestador de serviço. Porém, no Brasil, seus limites inferior e superior são, respectivamente, 1.250 e 2.100 caracteres com espaços. Aqui, na Merida Escrita, trabalhamos com 2.000 porque é um número que se aproxima da lauda literária, utilizada por editoras.


Certo, mas o que é um caractere? Esse é um termo advindo no universo da computação e pode ser assim entendido:


Um caractere é a menor unidade de informação manipulada por um sistema de processamento de texto, como uma letra, um número, um espaço em branco ou um símbolo.

Para saber quantos caracteres com espaços tem o seu documento do Word, você precisa, primeiro, clicar em “Revisão”, e, depois, clicar em “Contagem de Palavras”. Veja onde esses comandos estão na imagem abaixo:

Menu superior do Word mostrando a aba revisão e a contagem de palavras

Após o último clique – em “Contagem de Palavras” – vai aparecer uma imagem parecida com esta:

Dados de contagem de palavras do Word com destaque para os caracteres com espaços

Você deve se atentar à quarta linha, onde consta “Caracteres (com espaços)”. Esse número é nossa quantidade total de caracteres. No nosso exemplo: 174.743.


Para saber quantas laudas tem o seu documento, basta dividir o número de caracteres com espaços por 2.000, conforme a simples equação:

Razão mostrando número de caracteres com espaços sobre dois mil

Com essa continha chegamos, no nosso exemplo, ao número de 87,3715 laudas.


Para não trabalhar com números muito quebrados, adotamos somente duas casas depois da vírgula. Além disso, usamos o arredondamento convencional. Assim, para números menores do que 5 depois da segunda decimal, arredondamos para baixo. Para números iguais ou maiores do que 5 depois da segunda decimal, arredondamos para cima. Logo, o manuscrito do exemplo tem 87,37 laudas.


✦✦✦


2 Por que lauda e não página?


A confusão entre os conceitos de lauda e de páginas é comum. Muitos pensam que são sinônimos. Mas não são.


Como visto, a lauda é uma unidade de medida que leva em conta tudo que está registrado no manuscrito. Já a página é uma seção do documento, ou seja, o espaço destinado a esse registro.


Há, por sua vez, muitas formas de preencher uma página. Você pode escrever com determinada fonte, com determinado tamanho de fonte, em redondo, em negrito ou em itálico... Você pode usar uma margem estreita, uma margem moderada ou uma margem larga... Você pode usar um espaçamento entrelinhas de 1,0; 1,5; 2,0; 2,5 ou 3,0... Você pode ou não usar espaçamento entre os parágrafos...


Enfim, todos esses fatores vão interferir na quantidade de texto presente na página, de modo que cada página vai diferir da outra em termos de escrita. Essa falta de padrão pode acarretar prejuízos tanto para o cliente quanto para o prestador de serviço.


Para entender esse ponto, vamos ver dois exemplos de páginas de um trabalho e supor que o cliente contratou uma preparação.


Veja esta página:


Quadro da Mona Lisa de Leonardo da Vinci

Que molezinha para o preparador, não? Preparar duas linhas de legenda que não têm erro nenhum e ainda ganhar R$ 11,00 por isso? Não é justo com o cliente!


Nesse caso, não há proporção entre o que o prestador de serviço precisa fazer – que é quase nada – e o que o cliente precisa fazer – que é investir um dinheiro que, muito provavelmente, não veio fácil.


Assim, em trabalhos que contêm muitas imagens, gráficos e tabelas, não é razoável cobrar por páginas, pois, ao terem pouco conteúdo escrito, podem levar o cliente ao prejuízo.


Agora, veja esta outra página:


Página com muitos parágrafos em linguagem desconhecida

Pobrezinho do preparador... Uma página com margens estreitas, somente com textos, e, ainda por cima, escritos em fonte Times New Roman, tamanho 10? Que trabalhão vai ser ler tudo isso com calma, fazer as interferências e, no final, ganhar só R$ 11,00. Não é justo com o prestador de serviço!


Nesse caso, a desproporção é inversa: o preparador precisa trabalhar muito e o cliente o retorna com um investimento baixo.


Assim, em trabalhos que contêm muitos textos, não é razoável cobrar por páginas, pois, ao terem a capacidade de abarcar muito conteúdo escrito, podem levar o prestador de serviço ao prejuízo.


A lauda é o equilíbrio. Ela permite uma visão integral da quantidade de escrita no documento, independentemente de como estejam configuradas as páginas.


✦✦✦


3 Por que lauda e não número de palavras?


Alguns prestadores de serviços de escrita, principalmente os tradutores, podem trabalhar com número de palavras para precificar seu trabalho.


Essa unidade de medida é menos problemática do que a página, já que possibilita uma visão geral do documento. Porém, essa visão é incompleta na medida em que não contabiliza os sinais gráficos.


É preciso ter em mente que a linguagem escrita não é feita, apenas, de letras e palavras. Para passar uma mensagem por meio de um texto, outros caracteres estão em jogo. Uma vírgula (“,”) fora do lugar pode arruinar o sentido de um texto. Um ponto de exclamação (“!”), um ponto de interrogação (“?”) e um ponto de exclamação e um ponto de interrogação juntos (“?!”) expressam sensações diferentes. Um sinal de maior que (“>”) no lugar de um sinal de menor que (“<”) pode contradizer uma explicação científica.


Observar todos os detalhes que orbitam a linguagem escrita faz parte dos trabalhos do revisor, do preparador, do ghostwriter e do tradutor.


A lauda, mais uma vez, aparece com a melhor opção. Ela permite uma visão completa da quantidade de escrita no documento, não apenas da quantidade de palavras.


✦✦✦


Encerramento


Parabéns! Agora você está apto a calcular a quantidade de laudas do seu documento e, assim, chegar ao valor do serviço de escrita que você precisa.


Espero que suas dúvidas tenham sido sanadas. No entanto, caso tenha restado alguma, não hesite em perguntar. Envie um e-mail para contato@meridaescrita.com com o assunto "Dúvida sobre laudas".


Obrigada!


Até mais!

177 visualizações
bottom of page